domingo, 7 de octubre de 2012

VISITA AO MNAA de Lisboa_Set12

Embora reconheça algumas imprecisões nas minhas seguintes anotações, estas assinalam a minha visita ao Museu Nacional d Arte Antiga (MNAA) em Set 12. Repito, são apenas breves esboços nesta passagem a Janelas Verdes, em suporte azul e aplicação da técnica a lápis de cor e uniballs preto e branco. Entretanto, a minha impressora apostou numa outra tonalidade de cinza.
Naquele espaço do MNAA deliciei-me perante a quantidade de trabalhos expostos (mais de cem obras, a maior parte esculturas), da técnica, dos variados materiais e da metodologia (o Laboratório e a Aula), utilizados pelo virtuoso Escultor régio Joaquim Machado de Castro (1731-1822). Este eminente artista é conhecido pela conhecida estátua equestre de D. JOSÈ I de Portugal que está implantada na Praça do Comércio, em Lisboa.


3 comentarios:

amparo dijo...

una figura interesante, y con ese fondo de color.

Clara dijo...

Buena instrucción portuguesa

zeta dijo...

Amparo: na realidade, a intenção foi essa. Ainda bem que consegui transmitir essa ideia.

Clara, esteve sentada na Praça do Comércio, ao lado da estátua equestre deste escultor...
Ainda me recordo que nessa tarde do Symposium a Clara estava muito compenetrada.

Aproveito para mencionar os grandes obreiros da exposição ocorrida até Set12 aqui mencionada no MNAA em Lisboa: ANA DUARTE RODRIGUES e ANÍSIO FRANCO.

A ambas, o meu agradecimento pelos vossos comentários.