viernes, 30 de agosto de 2013

DEBUJO DE CINE_Huesca_2013

 
 

1.       No dia 29Jun13, em Huesca, foi-nos facultado um pequeno “cuaderno” em fólio de dobragem paralela. Na  capa preta destacavam-se, contrastando, letras brancas enunciando o lema do Congresso assim como o distintivo criado para o efeito (uma cabeça com um alfinete de dama) - que se nota nesta primeira e seguinte ilustração. 

O papel de registo do caderno foi tido de alta qualidade e de resistência. Assim, no interior da capa, duplas folhas recicladas, em ciclo offset de 250gr, tudo em formato tipo fole acordeão, de cor branca. 

Não irei publicar aqui todos os meus registos graficos dessa altura, porque este assunto foi já exposto com brilhantes imagens alusivas, textos e fotos, por muitos frequentadores desse mesmo curso. 

Desejava apenas participar neste contexto com meus desenhos simples e algumas opiniões pessoais. Já alguém terá dito: mais vale tarde do que nunca.
 
O caderno com a capa.
 
2       Um pormenor do caderno e um cartão para os Congressistas usufruírem de descontos em estabelecimentos comerciais e de hotelaria em Huesca
Uma página e o cartão do congressista.
 

3.       A maioria das sessões decorreram  no Teatro Olímpia de Huesca, Começaram a 28Jun 13, véspera do Curso, prosseguiram  a 29 (considerado o 1º. dia desse evento, seguindo a 30 Jun). A frequência finalizou-se no 3º. dia, a 1Jul13, com encerramento e despedida de Clara Marta, como sempre, uma das incansáveis e impulsionadora desse acontecimento. 

Entretanto efetuaram-se visitas e saídas de campo muito singulares, na própria localidade de Huesca e próximas. 

Fiquei admirada por perceber que os espanhóis não deixam de ser recetivos a outras culturas como constatei relativamente a uma bailarina indiana, sem-nua e o seu típico sari, incrustada numa pedra da coluna românica do Panteão Real, localizada no interior do claustro de San Pedro el Viejo, Huesca. Não devia acrescentar mas sem ser espanhola, senti orgulho em ver esse pormenor.

Uma bailarina numa coluna em pedra.
 

4.     Entre outras projeções de películas e trabalhos vários, presenciamos a realização do notável filme  " La India " de Isabel Herguera, realizadora de Cine de Animação de San Sebastian. 

O programa constou também de outros oradores: Ana Garcia, Javier Mariscal, Bastian Dubois, Miguel Gallardo, Albert Rodriguez Modolell, Mónica Cid (que igualmente expôs muitos dos seus apreciados cadernos), Sagar Fornies e Yvonne Blake.
 
         Ainda nessa sessão de Isabel Herguera registei alguns apontamentos simbólicos. Elaborei esta imagem sobre o País asiático visitado pela conferencista e oradora  que nós apenas assistimos no cinema.

Simbolismo da India.
 

5.  Segue-se a ementa (lembram-se?) do jantar no Hotel Pedro I, neste Encontro de debujantes, em 1 Jul13 ,que significa a confraternização entre os participantes, servido por pessoal muito simpático e eficiente - não podemos esquecer também deles. Tudo muito bom.

 O Menu do Dia 1JUL13
 

6. Apreciando os vastos terrenos de trigo, numa das saídas de campo, não resisti e colhi este "pezinho".  
...dos vastos e bonitos campos espanhóis cultivados.
 

7. No final do curso foi distribuído aos participantes o respetivo certificado de presença.
 
     Émbora já passados dois meses, a todos, obrigada.

 

 

 

 
 

 
 

2 comentarios:

clara dijo...

¡Qué lejos queda Huesca!. Gracias por el reportaje y por traernos buenos recuerdos. Gracias por haberte animado a venir en momentos difíciles para ti, y sobre todo, por recorrerte tantos KM. Buen cuaderno, buen trabajo

zeta dijo...

Estou deveras grata pela compreensão e sobretudo atendimento numa fase dífícil. A Clara também esteve com bastante trabalho. Foi bom graças à sua coordenação e tudo decorreu com primor o que muito que admiro.