domingo, 7 de agosto de 2011

Worshop dos USK_Lisbon's Ruins_ Ruinas de Lisboa_21 JUL 11_0

Após um olhar perscrutador, procurei escolher uma parede em ruína do espaço onde se encontra o Museu Arqueológico do Carmo.
Depois da minha abordagem inicial no meu desenho, avancei com exercícios prévios numa página desse meu SKETCH BOOK. Seguiu-se uma interessante metodologia para a continuação desta actividade gráfica – os intervenientes tinham de largar por cerca de cinco minutos o respetivo caderno. Assim, cada um dos demais presentes prosseguiu em cada uma das páginas iniciadas por outros. Logo, originou com este processo para cada um dos desenhos individuais novos traços, linhas e cores. Resultou com esta experiência, modos divergentes de olhar para o mesmo espaço inicialmente ponderado, novos conceitos de traços, de linhas, de estruturas e até de cor. Esta experiência pedagógica causou outros registos de contrastes empregando riscadores diferentes. Todos foram unânimes com singular interferência e muitos houveram, incluindo eu própria, que desconhecíamos essa metodologia.
Durante essa actividade fiquei muito curiosa em conhecer o desfecho deste registo, satisfeita por ser encaminhada para uma lição diferente, algo que tanto nós como outros aprendemos, situação essa que poderá vir a ser seguida posteriormente. Um exemplo!

Compartilhamos igualmente com um bom convívio. Já agora, tive o privilégio de conhecer pessoalmente a simpática Família da Clara que eu apenas os conhecia pelos seus desenhos. Espero que hoje estejam todos bem. Embora de forma breve acompanhei muito de perto os registos da Clara. Tentei fixar na minha memória o que presenciei, esperando que consiga reter por muito tempo esses ensinamentos práticos.

A Guida sugeriu que fosse ver o Museu. É assunto para ter em conta muito em breve, não num dia mas no mínimo dois. São de peculiar interesse as peças expostas no Museu, em especial as pequeninas múmias, os túmulos em pedra trabalhada e as pedras de armas, entre outros.


Agradeço a todos(as) pelo que vi, ouvi e registei.

4 comentarios:

Helena dijo...

Veo que le sacaste partido al symposium. ¡Felicidades! Tus dibujos siempre me parecen muy originales.

zeta dijo...

Obrigada Helena.Por lapso não foi mencionado mas CLARA MARTA e GUIDA CASELA foram as instrutoras desse workshop.

clara dijo...

Agradecida por tu afecto. Aprendí mucho de todos vosotros.

AnA dijo...

Hola Zeta, me encanto verte en Lisboa, y poder verte en de Vuelta...