domingo, 7 de abril de 2013

DESENHAR AS RUÍNAS NO DIÀRIO GRÀFICO (Conímbriga)


Estive presente num colóquio ocorrido no passado 9 Mar no Museu Monográfico de Conímbriga. Igualmente foi inaugurada uma interessante exposição de "Passado Revisitado" da autoria do formador César Figueiredo em que se dava ênfase ao Desenho e imagem para a interpretação Arqueológica e que estará patente ao público até 28 de Abril. Os trabalhos expostos foram rigorosamente qualificáveis quer a nível científico, quer técnico (Desenho e aguarela) assim como foi notável a exibição de vídeo informando o modo de processar o trabalho.

Estiveram convidados um conjunto de investigadores, das mais variadas áreas do Desenho, desde a Arqueologia, a Arquitetura, Engenharia e Belas-Artes. Seguiu-se igualmente a realização de um dos workshops de Desenho nas ruínas do Museu Monográfico de Conímbriga com os formadores César Figueiredo e Guida Casella "Desenho da ruína - Representação com canetas e aguarela".

Não menos importante foi a orientação de Mónica Cid nos "Diários Gráficos", onde tal como em atividades anteriores, verificou-se a partilha de conhecimentos. No final dessa atividade desse Workshop 2,  tendo em vista os trabalhos expostos dos presentes, a coordenadora, Mestre Mónica Cid, de maneira incansável, acedeu a opinar sobre os assentos elaborados na presença dos cadernos, para um melhor entendimento de cada um dos seus autores em relação às respetivas autorias.
Aqui vai o registo no meu diário gráfico das ruínas românicas, próximo da cidade de Coimbra.


3 comentarios:

clara dijo...

¡Qué bueno saber de Portugal!. Estuve en un viaje relámpago en Monsaraz y en Mourao...¡Qué bonito!.
En Huesca tendremos "de vuelta" a Mónica...¡Un lujo!.

zeta dijo...

Obrigada pelo interesse deste País. Mas...Clara, esteve cá e não veio visitar-nos?

Por acaso nesse encontro em Conímbriga também encontramos com Guida Casella que foi muito simpática e orientou o grupo.

Mónica em Huesca,mas Lapin em Lisboa: vi-o ainda ontem.

Saudades para todos.

clara dijo...

Sólo estuve unas horas, lo justito para perdernos, comer y regresar a Badajoz.Otra vez será...