domingo, 20 de julio de 2014

DE VUELTA CON EL CUADERNO 2014_Debujantes al treno_ ZARAGOZA_ESPANHA

 A. APRESENTAÇÃO DO CURSO EM 26 JUN 14 em ETOPIA (Edifício de Arte e Tecnologia, em ZGZ, frente à Estação Delícias), VI Edição dos Cursos de Verão.  


B  Feita a recepção, foram distribuídos cadernos panorâmicos ou japonês e deu-se início ao CONGRESSO "DEBUJANTES AL TRENO".

Vinda de Portugal, perdi o combóio e como tal no início da sessão se sábado 28JUN14 cheguei atrasada pelo que não me foi possível tomar nota dos acontecimentos alusivas a viagem de EDUARDO SALAVISA. 

O Coordenador Português conferenciou sobre "UMA VIAGEM PELA AMÉRICA LATINA".
Tal intervenção de Salavisa, ao que me deram a conhecer, escutando diversas opiniões dos participantes neste Congresso, foi muito interessante.

 Fig1. A directora Clara Marta com um microfone ia dando instruções de orientação aos Congresistas.
Fig 2.  A capa do bonito diário gráfico e um momento com a Desenhadora Gráfica e Ilustradora CLARA NUBIOLA, Mestre em Antropologia Social e Urbana.
Comecei por marcar a minha presença durante a importante sessão "ENTRENARTE: Debujando desde el tren", com Jorge Arranz.

Na figura 2, Saindo do edifício Etopia, à tarde,fomos a um jardim  da cidade. Aí,  numa esplanada  em grupo, dispersos ou juntos, estivemos sem parar desenhar. Foi salutar ver os outros desenhos e partilhar com eles.


B. OUTRO RUMO:percurso de Saragoça a Alhama de comboio RENFE, ferrovia   espanhola.       

                                        
Fig 3. Início do percurso interurbano

Fig 4 Registo no combóio

Da janela da carruagem, ia tomando apontamentos . Saimos de Saragoça, passamos por diversas povoações como Amores, Sabin, Calatayud (10h20m da manhã), La Muela, Ricca, Morata de Jalon, e finalmente ao destino. Alhama de Aragão.
A pé percorremos o trilho que daria da estação ferróviária ao Hotel Sercotel Balneario Alhama de Aragón.

C. Chegada a esta primeira parte do percurso: ALHAMA.


Fig 5 . 1ª. parte do percurso: ALHAMA.


Outro pormenor: uma parte do rochedo de dia e a mesma à noite, vista do Hotel da Estância Termal Pallarés. e o castelo iluminado)
A torre pertence a um dos importantes monumentos, onde se realizam reuniões da Assembleia da localidade espanhola. Consta-se haver obras de reparação e de conservação,razão porque ao longe via-se uma grua.


 Fig 6 Ainda uma vista da minha janela. De seguida, preparando para o regresso - a contas com a recepção do hotel.









D. Após o almoço, onde vemos seguidamente a ementa de sabor espanhol,  conferência com Luís Simões

Enquanto aguardávamos os preparativos dessa conferência do internacional Sketcher Português LUIS SIMÕES, com o relato "El Tren que cambio mi vida", presenciámos uma fulgurante demonstração de Jazz por uma senhora que se encontrava presente no auditório. Que lindo e divertido  foi o oportuno canto e  dança!

            Fig 7 Um postal de Luís Simões e a ementa da refeição desse dia. 

E.  Nos Jardins e Estância Termal Pallarés e o Café  El Lago
Fig 8. Um recanto aprazível.


 Trilhando o percurso a pé  passamos por um jardim da Estância Termal de Alhama de Aragão
Transeuntes em roupão  de banhos turcos, em especial casal de idosos.

F. Na Estação  de Alhama de Aragão, em trem regional, de regresso a Saragoça.

Fig 9. Viagem de comboio
 G. DE REGRESSO A ZGZ EM TREN.
Retomando apontamentos visíveis através da  janela do comboio
Pelo caminho, não havia grandes fachadas urbanas. Apenas pequenos edifícios ou casas relacionadas com a vida rural simples. Montes, pequenas cordilheiras de montanhas, casas isoladas, armazéns, campanários, plantações de produtos agrícolas, equipamento para diversos fins em especial agrícola e de comunicação, registos esses que pude rapidamente captar ao longo da via férrea, não obstante o constante balançar da carruagem.


H. FIM DO PERCURSO  E DA ACTIVIDADE LANÇADA PELA ESCUELA DE ARTE DE ZARAGOZA, em 1Jul14.

Antes de finalizar o evento a engenheira Cristina Urdiales que trabalha em Engenharia Robótica ainda discursou sobre o tema "De viaje con el cuaderno"

Para ultimar a actividade desses três dias, serviu-se de, um espaço com suportes para montagem de uma exposição de todos os trabalhos desses três dias de atividade. Como habitualmente, os cadernos foram suspensos nos suportes das redes metálicas por molas de roupa bem guardada numa caixa de papelão.

Houve partilha de saberes, muitas fotografias da ocasião e despedida com brinde para todos os presentes.

Um grupo de conferencistas ainda ficou a cavaquear.Fui convidada, gostaria, sim, mas tive pena de não os acompanhar, posto que teria de me deitar cedo para apanhar o comboio de regresso ao meu País, levando comigo uma boa recordação desses amigos, de salutar convívio, dum feliz e concluída missão.Grata, Clara.Obrigada também a todos e até à próxima.

                              Fig 10. O fim à vista.

4 comentarios:

Fernando Abadia dijo...

Un auténtico placer coincidir contigo y visionar tus dibujos. Cuidate mucho

clara dijo...

Exhaustivo y precioso resumen. Para mí es un regalo ver que disfrutas en estos cursos y que año tras año aquí estás con nosotros. Buenos dibujos!

zeta dijo...

Agradeço imenso ambos os comentários. Deus queira que possamos encontrar mais vezes, partilharmos os mesmos temas, programas,locais,apreciar a gentil companhia assim como os vossos tão bonitos desenhos e sobretudo ter lugar nesse vosso espaço de publicação. Obrigada por tudo, uma vez mais.
Com o esse contacto já tenho três cadernos, Os dois primeiros já estiveram expostos na Sociedade Nacional das Belas-artes (SNBA) em Lisboa, porque constitui uma actividade digno de registo.

clara dijo...

A seguir. Bss